As frutas são conhecidos aliados da nossa saúde!


Elas estão no segundo nível da pirâmide alimentar, o que indica que são um grupo de alimentos bastante importante que devemos incorporar na nossa dieta consumindo, de forma ideal, entre duas a três porções por dia. Um dos benefícios das frutas é a quantidade de vitaminas que trazem para o nosso corpo, entre elas a vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas e a favorecer a cicatrização da pele ou a vitamina A que mantém saudáveis os nossos ossos, dentes e visão.
Elas são uma excelente forma de trazer líquido ao nosso organismo para além da água, sendo excelentes diuréticas que nos ajudam a prevenir a retenção de líquidos.

As nossas frutas são produzidas da forma mais natural, de modo a trazer ao nosso corpo todos os seus benefícios naturais, na sua nutrição usamos principalmente composto orgânico preparado por nós mesmos, este composto é feito a base de palhas (restos de plantas), os restos da comida dos animais, suas camas e os excrementos. Estes montes de composto são regados ocasionalmente com a urina das vacas que é rico em azoto e fósforo e ainda contem traços de potássio. A urina também é usada misturada na água da rega ocasionalmente (porque a adubação depende da faze lunar e do signo). Sem a adição de qualquer químico ou conservantes as nossas frutas nem sempre são tão bonitas (grandes) como aquelas fertilizadas quimicamente ou pulverizadas com inseticidas.

As inseticidas são no nosso ver um veneno que nós mesmos vamos acabar por consumir, as nossas frutas por vezes não são grandes mas o sabor e o teor de vitaminas são garantidos alem de não trazerem danos a saúde. Temos aqui em Santo Antão muitos insetos que atacam as frutas desde o mil-pés até a mosca das frutas e os pardais, para todos esses existem muitas soluções onde não é necessário usar inseticidas, desde a pulverização com certos tipos de plantas ao uso de armadilhas ou espantalhos que movem com o vento (um exemplo de um ótimo espantalho é o uso de CD´s que pendurados nas árvores são movidos pelo vento e projetam uma luz que poucos animais gostam).

A maioria das fruteiras tem um ciclo de produção, por isso temos épocas de muita produção e pouco consumo.
As nossas frutas então necessitam ser conservadas de alguma forma para podermos oferece-los também quando não estão disponíveis, a grande maioria delas são usados para a produção de um saboroso sumo natural de frutas sem conservantes... O restante pode ser usado para licores, doces, sorvetes e ainda existe a possibilidade de seca-las ao sol no nosso secador construído por nós mesmos.