A eficiencia do tomilho ficou provada em caso de combate em acne, uma vez que  o tomilho demonstrou  como rémedio alternativo de ser extremamente eficiente no ataque às bactérias que causam esse problema do que compostos utilizados amplamente em produtos vendidos para o mesmo fim. Atualmente, pesquisadores ainda trabalham em um possível tratamento baseado em tomilho e os resultados obtidos até hoje deixam claros o potencial que essa planta possui.

O que não nos deixa dúvidas é a qualidade anticéptica do tomilho, um poderoso agente no combate e destruição de micróbios causadores de infecções. Por exemplo, você pode usar uma infusão de tomilho para fazer gargarejo em caso de dor de garganta quando apresente uma infecção nas glândulas.

O óleo de tomilho também é utilizado para combater infecções por fungos nas unhas dos pés. É recomendado pôr os pés em um recipiente com água o suficiente para cobrir os dedos e adicionar 2 gotas de óleo de tomilho mantendo os pés mergulhados na solução por 20 minutos.

O tomilho como um condimento

Como recomendação geral, é aconselhado agregar o tomilho em receitas desde o princípio do preparo das mesmas, para que dessa maneira ele solte os óleos naturais que possui e condimente melhor o prato.

Suas folhas funcionam muito bem com diferentes tipos de comidas, com destaque para as batatas assadas com tomilho, ingrediente especial. Da mesma forma, você pode usá-lo em outros diversos pratos onde seja necessário cozinhar os alimentos por muito tempo, como sopas e guisados, já que os mesmos pegam bem o sabor da planta. De todas essas maneiras você pode aproveitar as propriedades dessa planta maravilhosa e dar um sabor incomparável à comida.

Adicione essa planta em seu repertório e tenha sempre como opção para seus pratos, ao invés de esperar uma situação onde suas propriedades medicinais sejam necessárias, assim você estará sempre prevenido.